top of page

#emdvds

  • Foto do escritor: Cinema Hashtag
    Cinema Hashtag
  • 10 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

O diretor americano Whit Stillman fundou sua carreira com comédias ácidas e contemporâneas. Um exemplo mais notório é Os Últimos Dias da Disco, longa-metragem que não apenas satiriza a cultura yuppie, mas transcende Stillman um diretor metropolitano. Característica resultante de diálogos empíricos e profundos, em que personagens preenchem cenários urbanos.


Com a evolução do cinema, tais convenções de roteiro são consideradas obsoletas para certos públicos. São poucos espectadores que admiram tais discursos. Muitos deles são os aficionados pelo sub-gênero de época ou cinéfilos mais pacientes. Ao captar essa mutação urgente da sétima arte, o diretor uniu suas habilidades com uma adaptação de Jane Austen, chamada Amor & Amizade, estrelado por Kate Beckinsale e Chloe Sevigny. Nicho cinematográfico que consente interações mais reflexivas.


Kate Backinsale como a charmosa Lady Susan Vernon


A releitura literária conta a história de Lady Susan Vernon, uma viúva com ideologias além de seu tempo. Após a morte de seu marido, a monarca procura um partido para que possa dar um bom futuro tanto para si quanto para sua filha, Frederica. A protagonista não economiza em petulâncias e manipulações. Essas características da sua personalidade afloram quando Susan conhece Reginald, um charmoso herdeiro de uma família tradicional.


Em um momento cômico do filme, um rapaz se aproxima de Lady Susan e insiste contato. A personagem reage: - Ultrajante! Saia senhor, ou vou mandar chicoteá-lo. Tal cena expressa claramente o desprendimento do diretor com a realidade romântica de qualquer obra de Jane Austen. Lady Susan não procura um amor para preencher seus sentimentos deixados pelo falecido esposo, Susan preocupa-se em como viver (ou sobreviver).


A protagonista, vivida por Beckinsale, resgata o melhor de Os Últimos Dias da Disco. A atriz quase reprisa seu papel oitentista, a diferença neste contexto é que, Kate Beckinsale não está ridicularizando homens yuppies, mas qualquer tipo de homem, sem tribos. Abusando da comicidade, Stillman até alegoriza a relação de grandes mulheres além de seu tempo: em certo momento, Lady Susan é intitulada de "bruxa".

É sensato dispensar Amor & Amizade caso o expectador procure o estilo formalístico de qualquer obra de Jane Austen. Neste longa-metragem, a sátira é uma metalinguagem das obras românticas de Austen. Com interações pungentes, a película estrelada por Kate Beckinsale é tudo que um fã despreza: comicidade, anti-romance e personagens extremamente antipáticos. Todas esses elementos subversivos para o padrão austeniano faz de Amor & Amizade, a melhor obra de Stillman e a melhor adaptação da autora.




 
 
 

Comentários


DEIXE OS ÓCULOS 3D NA SAÍDA, OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!

bottom of page