top of page

#mostras

  • Leo Resende
  • 18 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

​Durante um bom tempo, antes das interações humanas resumirem a celulares e afins, refeições eram o principal encontro de familiares ou habitantes de uma casa. Essa reunião geralmente é seguida por conversações importantes para o convívio familiar.


O documentário Refeições em Família, um dos filmes que compõem a programação da Mostra de Cinema Croata, utiliza esse elemento para os conflitos da família, que no longa-metragem é a aceitação sexual de Dana, uma moça lésbica.

As protagonistas de Refeições em Família, a diretora Dana (direita) e sua mãe (esquerda), no maior palco do filme: a mesa


Assumidamente um documentário, Refeições em Família é conduzido de maneira oposta se comparado com obras deste gênero. Raramente um documentário abandona relatos de personagens intercalando com simulações ou imagens ilustrativas. O filme de Dana Budisavljevic é o exemplo mais bem sucedido dessa experimentação cinematográfica.


Ou seja, quando um documentário consegue reinventar seu próprio padrão narrativo, ele não deve ser apenas indispensável para o espectador, ele deve ser levado como exemplo e inspiração.



Sobre a Mostra

A Mostra de Cinema Croata, que está acontecendo no Cine Brasília (107/108 Sul) até o dia 21 de junho, reuniu ótimas produções audiovisuais do país europeu. As obras podem ser conferidas todos os dias às 19h (exceto terça-feira).



Programação:


Domingo 18 de junho - O Menino Misterioso

Dir.: Drazen Zarkovic (2013)

O Menino Misterioso é o segundo filme de uma série de histórias sobre Koko, inteligente menino de 14 anos seus amigos. Em meio às aventuras, a turma resolve vários mistérios. Nesta história, novo estudante com um comportamento estranho chega à escola. Koko e amigos tentam descobrir quem ele é verdadeiramente.


Segunda 19 de junho - Cowboys

Dir.: Tomislav Mrsic (2013)

Em uma pequena cidade, uma peculiar campanhia de teatro, uma assembleia de anti-herois, perdedores, vagando sem rumo e aparentemente perdida no espaço e no tempo, está prestes a montar uma peça de inspirada nos clássicos de Velho Oeste de hollywood. Guiados por um diretor desiludido, eles serão forçados a lutar contra seus demônios e superar os preconceitos entre si.


Quarta 21 de junho - Cara a Cara

Dir.: Nevio Marasovic (2013)

Um diretor está desenvolvendo um novo filme, uma história sobre o estranho relacionamento entre pai e filho. Para trabalhar no roteiro, o diretor decide convidar o ator que interpreta o filho para se juntar a ele em uma remota ilha no sul do mar Adriático. Quando o inverno lentamente chega á ilha isolada, pai e filho enfrentam inesperadamente suas próprias frustrações e medos, os quais se entrelaçam com a trama do filme de uma forma muito peculiar.


 
 
 

Comentários


DEIXE OS ÓCULOS 3D NA SAÍDA, OBRIGADO E VOLTE SEMPRE!

bottom of page